Após eleições espanholas, Renzi diz que “Europa tem que mudar”

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 09h23

Roma, 25 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou nesta segunda-feira que as eleições municipais e regionais espanholas realizadas no domingo são um sinal de que a “Europa tem que mudar” sua política econômica e também mostrar “um pouco de humanidade”.

Renzi se referiu tanto às eleições na Espanha, onde o Partido Popular (PP, centro-direita) foi a legenda mais votada – embora tenha perdido a maioria absoluta em muitas regiões -, como também ao pleito presidencial de ontem na Polônia, que terminou com vitória do candidato do partido nacionalista conservador Lei e Justiça, Andrzej Duda.

“O vento da Grécia, o vento da Espanha, o vento da Polônia não sopram na mesma direção, sopram em direções opostas, mas todos estes ventos dizem que a Europa tem que mudar”, afirmou Renzi em declarações ao canal italiano “Rtv38”.

Renzi defendeu o euro e a Europa, mas deixou claro que é necessário “mudar a política econômica” e também “que haja um pouco de humanidade”.

Quem também se pronunciou sobre as eleições espanholas foi o líder do partido ultraconservador Liga Norte, Matteo Salvini, que, assim como Renzi, aplaudiu a possibilidade de mudança no Velho Continente.

“O resultado eleitoral da Espanha e o voto na Polônia são um lindo golpe para os defensores da Europa, dos bancos e dos servos de Bruxelas”, disse Salvini à rádio “Padania”.

“Temos muitas diferenças com o Podemos, mas isto é um sopro de oxigênio para a Europa. Significa que as pessoas querem recuperar o controle das fronteiras, das fábricas, dos campos, do trabalho, dos bancos. É um basta aos burocratas de Bruxelas e a uma Europa sem alma”, acrescentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.