Após expirar o prazo, Síria ainda deve entregar 8% de suas armas químicas

  • Por Agencia EFE
  • 27/04/2014 08h17
  • BlueSky

Cairo, 27 abr (EFE).- A missão conjunta da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) anunciou neste domingo que a Síria ainda tem que entregar cerca de 8% de seu armamento químico, no dia em que expira o prazo determinado.

A chefe da missão conjunta, Sigrid Kaag, expressou em entrevista coletiva em Damasco sua esperança que este processo termine antes de 30 de junho, segundo as declarações divulgadas pela agência oficial síria “Sana”.

O prazo para que as autoridades sírias entreguem suas armas químicas à ONU e à OPAQ para sua destruição no mar expira hoje, 27 de abril, como estipulava o acordo alcançado em setembro do ano passado entre Estados Unidos e Rússia.

No entanto, a principal meta é que se cumpra o objetivo de 30 de junho, que é quando deve concluir o processo de destruição do arsenal químico do regime.

Kaag explicou que essa porcentagem de armamento químico que ainda não foi entregue se encontra em “um lugar específico” da Síria, mas não ofereceu mais detalhes.

O responsável da missão da ONU e da OPAQ pediu a Damasco cumprir seus compromissos de evacuar as armas e destacou que a cooperação com o regime foi “muito construtiva”.

A missão da ONU e da OPAQ não revelou até agora o volume do arsenal e seu conteúdo exato, mas anunciou que eliminou quantidades de gás mostarda, isopropanol e outros materiais.

O presidente da OPAQ, Ahmed Üzümcü, disse recentemente que ainda restam algumas verificações e que se completem os últimos envios de material, e considerou que até maio ou junho não se poderá falar que o território sírio esteja totalmente limpo do armamento químico do governo.

Apesar destes avanços, alguns países ocidentais como França e EUA expressaram suas dúvidas sobre as boas intenções do regime de Bashar al Assad perante as denúncias da oposição e ativistas de supostos ataques químicos recentes. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.