Após mais de 30 anos, Estados Unidos autorizam homossexuais a doarem sangue

  • Por Marcos Fidalgo/Jovem Pan
  • 24/12/2014 14h52
LUCAS LACAZ RUIZ/AE/AE Dia Nacional de Doação de Sangue é comemorado nesta terça-feira

Nos Estados Unidos, os homossexuais poderão voltar a doar sangue em 2015. A proibição havia entrado em vigor no início da epidemia de AIDS, em 1983. Na época, se descobriu que a doença poderia ser transmitida por meio de transfusão de sangue.

A suspensão da restrição foi anunciada pela agência norte-americana de vigilância sanitária. O órgão tomou a decisão com base no avanço dos testes de HIV, que hoje conseguem dar respostas mais rápidas e precisas. A agência ainda anunciou a criação de um “sistema nacional de supervisão de sangue”, que irá permitir um maior controle do material doado. Com a autorização, a expectativa é que os estoques dos hemocentros norte-americanos aumentem em até quatro por cento.    

Apesar da liberação, só poderão doar sangue os gays que não tiveram relações nos últimos doze meses. A decisão está em conformidade com a adotada em países da União Europeia.

A mudança de política já era defendida por diversas associações dos Estados Unidos. No ano passado, a Associação Médica Americana se posicionou contrária à proibição. Para a organização, a medida era discriminatória, além de não ser baseada em nenhum dado científico sólido.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.