Após pagamento de fiança, corte chilena solta ex-chefe militar de Pinochet

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2015 17h30

Santiago do Chile, 7 fev (EFE).- Uma corte chilena deixou em liberdade neste sábado, após pagamento de fiança, o aposentado general Santiago Sinclair, ex-vice-comandante do Exército e antigo integrante da Junta Militar de Augusto Pinochet, que é acusado pelo homicídio de 12 camponeses no caso da “Caravana da Morte”.

Segundo informaram fontes judiciais, a Corte de Apelações de Santiago decretou a liberdade de Sinclair e de outros três oficiais aposentados processados no mesmo caso após o pagamento de 200 mil pesos (cerca de US$ 319) de fiança por cabeça.

Os militares aposentados foram detidos na quinta-feira e estavam presos no Batalhão da Polícia Militar, no bairro santiaguino de Peñalolén.

Os 12 assassinatos qualificados (desaparecimento) ocorreram no chamado caso “Caravana da Morte”, um dos episódios de violações dos direitos humanos mais emblemáticos da ditadura de Pinochet (1973-1990).

Segundo os antecedentes da investigação, Sinclair, que nessa época era comandante de um regimento militar em Valdivia, integrou um suposto conselho de guerra no qual foram condenados à morte 12 camponeses e militantes do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR).

As vítimas foram acusadas falsamente de assaltar um reserva de Carabineiros (Polícia Militar) perto de Valdivia na noite de 12 de setembro de 1973, um dia depois do golpe de Estado que foi liderado por Pinochet.

A maioria eram operários de uma empresa florestal que em 12 de setembro se manifestaram perante um reserva de Carabineiros para pedir aos policiais que entregassem as armas.

Os 12 camponeses e militantes do MIR foram executados entre 3 e 4 de outubro em um prédio militar de Llancahue, perto de Valdivia.

Sinclair, de 87 anos, ocupou o segundo cargo no Exército após Pinochet até 1989 e pertenceu nesse período à Junta Militar, integrada pelos chefes das distintas braços das Forças Armadas e que controlava o Poder Legislativo.

Depois da restauração da democracia em 1990, Sinclair foi designado senador em representação do Exército, até 1997. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.