Após polêmica sobre Rússia, Trump visitará sede da CIA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/01/2017 16h27
MHR02. WASHINGTON (EE.UU.), 10/11/2016.- El presidente electo de EE.UU. Donald Trump se dirige a periodistas durante una reunión con el presidente de EE.UU. Barack Obama (no en la foto) en la oficina Oval de la Casa Blanca hoy, jueves 10 de noviembre de 2016, en Washington (EE.UU.). EFE/MICHAEL REYNOLDS EFE/MICHAEL REYNOLDS Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca - EFE

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará neste sábado a CIA para “agradecer” aos funcionários do serviço de inteligência do país pelos serviços prestados, segundo divulgou o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

O anúncio foi feito atraves do Twitter, em que Spicer afirma que o novo mandatário, que tomou posse ontem, está “entusiasmado por agradecer aos homens e mulheres” da agência.

A relação de Trump com o serviço secreto americano foi tensa nas últimas semanas, por causa da opinião contrária do novo presidente a conclusão de CIA e FBI de que a Rússia orquestrou uma série de ciberataques para ajudá-lo a vencer as eleições.

O governo de Vladimir Putin negou a implicação com os crimes, enquanto Trump seguia cético ao resultado das investigações até 11 de janeiro, quando admitiu, pela primeira vez, que Moscou esteve por trás dos ataques.

O presidente americano prometeu que, em 90 dias a partir da pose, sua equipe apresentará “relatório completo” sobre os ciberataques e vazamentos, com sua versão de um escândalo que começou com a divulgação de emails do Partido Democrata.

Recentemente, o chefe que Trump indicou para dirigir a CIA, Mike Pompeo, contradisse o presidente, destacando a Rússia como uma das principais ameaças para os Estados Unidos.

Antes da visita à agência, o novo mandatário americano começou o dia seguinte ao que foi empossado na Catedral Nacional de Washington, onde acompanhou com a família uma benção, que marca o fim dos atos oficiais de condução ao cargo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.