Após provocação, presidente do México cancela reunião com Trump nos EUA

  • Por Jovem Pan com agências
  • 26/01/2017 15h57
MEX40. CIUDAD DE MÉXICO (MÉXICO), 25/01/2017.- Fotografía cedida por la presidencia mexicana del presidente de México, Enrique Peña Nieto, durante un mensaje televisado a la nación hoy, miércoles 25 de enero de 2017, en Ciudad de México (México). Peña Nieto dijo hoy que lamenta y reprueba la decisión del mandatario estadounidense, Donald Trump, de ordenar la construcción de un muro en la frontera común, y reiteró que México no pagará esa barrera. EFE/Presidencia de México/SOLO USO EDITORIAL Divulgação Presidente do México Enrique Peña Nieto se posicionou contra a construção de muro por meio de vídeo nas redes sociais

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quinta-feira que cancelou a viagem que faria no próximo dia 31 aos Estados Unidos e uma reunião na Casa Branca com o presidente do país, Donald Trump.

“Nesta manhã informamos à Casa Branca que não participarei da reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS”, afirmou Peña Nieto no Twitter.

“O México reitera sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para chegar a acordos em favor de ambas as nações”, completou.

O anúncio de Peña Nieto acontece horas após o presidente republicano afirmar, também nesta manhã, que, caso o México insista em não pagar pelo muro que o governo dos EUA pretende construir na fronteira entre os dois países, “então seria melhor cancelar a reunião” da próxima semana.

Imbróglio via redes

Donald Trump enfrenta já na primeira semana de governo choques diplomáticos com o México e atritos internos com membros do próprio partido.

Em relação ao país vizinho, o motivo da discórdia é a construção de um muro na fronteira sul dos Estados Unidos.

O republicano garante que um dia os mexicanos vai pagar pela obra. Mas o presidente Enrique Peña Nieto deu um claro recado nas redes sociais. Ele lamentou a continuação de um muro que, segundo ele, distancia mais do que une os dois países.

Confira o vídeo:

Diante disso, Donald Trump recorreu ao Twitter. Ele escreveu nesta manhã que se o México não quer pagar pela construção, então é melhor que Peña Nieto cancele a visita que pretendia fazer a Washington.

Ele reclamou que os Estados Unidos têm um déficit de 60 bilhões de dólares com o México e o acordo comercial Nafta tem sido um tratado unilateral.

Outra polêmica de Trump nasceu na entrevista que ele deu ontem no canal ABC: ele disse que os Estados Unidos precisam combater fogo com fogo quando o assunto é métodos de tortura de presos.

“Quando o Estado Islâmico corta cabeças e faz coisas das quais não ouvíamos falar desde os tempos medievais, eu defenderia métodos como o afogamento simulado? Até onde sei, disse Trump, devemos combater fogo com fogo”.

Segundo o republicano, pessoas do mais alto nível de inteligência disseram a ele que tortura funciona. Ele reiterou que vai ouvir o que os seus secretários têm a dizer e destacou que tudo será feito dentro da lei.

Só que o presidente da câmara dos Estados Unidos, Paul Ryan, que é do mesmo partido de Trump, declarou em entrevista que tortura é ilegal e assim deve permanecer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.