Após rompimento de barragem em Mariana, lama arrasta até casas; assista

  • Por Jovem Pan
  • 11/11/2015 20h42
Distrito de Bento Rodrigues foi atingido pela lama após rompimento de duas barragens de rejeitos da Samarco Antonio Cruz/Agência Brasil Lama atinge distrito de Bento Rodrigues

Novas imagens do avanço da lama após a ruptura de duas barragens na cidade de Mariana, em Minas Gerais, chocam pela violência com que derrubam casas e arrastam árvores.

A barragem de rejeitos da empresa de mineração Samarco se rompeu na tarde da última quinta-feira (05), entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte.

Confira abaixo o vídeo que mostra a lama arrastando casas e árvores:

A lama das barragens chegou a atingir o Espírito Santo, no município de Colatina, no noroeste do Estado, na madrugada desta terça-feira (10). Para o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), visitou nesta quarta-feira (11), a cidade de Governador Valadares, a cerca de 300 quilômetros de Mariana, que foi afetada pela lama que corre no Rio Doce. Ele defendeu mudanças na legislação estadual para implementar punições mais duras a empresas envolvidas em danos à natureza.

“Nós precisamos rever a legislação ambiental deste Estado, que é antiquada e não resolve os problemas”, disse Pimentel. Também nesta quarta, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o Governo federal vai ser rígido na apuração de responsabilidades pela catástrofe.

Segundo Izabella, a mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP, será obrigada a fazer toda a limpeza e reconstituição integral do meio ambiente em toda a região atingida pelo rompimento das barragens. Sobre a aplicação de multa, Izabella disse que ainda aguarda mais informações sobre as causas do acidente e ações da empresa, mas garantiu que o Governo não vai “flexibilizar”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.