Após suspensão de reorganização, secretário de Educação deixa o cargo

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2015 15h04
  • BlueSky

Herman Voorwald Letícia Moreira/Folhapress Herman Voorwald

O secretário de Educação de São Paulo, Herman Voorwald decidiu deixar o cargo após o anúncio feito pelo governador Geraldo Alckmin de suspender a reorganização da rede estadual de ensino.

O governador do Estado aceitou o pedido de demissão do secretário, que estava no cargo desde 2011.

A decisão de Alckmin anunciada nesta sexta (04) ocorreu após uma série de manifestações e ocupações de colégios por estudantes. A suspensão, no entanto, foi tida como derrota para o secretário, que havia anunciado o plano próximo ao final do ano letivo.

Herman Voorwald liderou o projeto de reorganização escolar, mas nesta quinta (03) foi retirado por Alckmin do comando das negociações feitas com os estudantes.

Anúncio de suspensão

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin confirmou, na tarde desta sexta-feira (04), em entrevista coletiva, a decisão de adiar a reorganização escolar planejada para a rede estadual de ensino.

“Vamos dialogar escola por escola. No ano de 2016, que ia ser ano de implantação, será um ano de aprofundarmos esse diálogo. Alunos continuarão nas escolas que já estudam e nós começaremos a aprofundar esse debate. Diálogo escola por escola”, afirmou.

Com a medida, o governo do Estado visava melhorar a qualidade do ensino e evitar que alunos de idades distintas frequentassem uma mesma unidade. Cerca de 92 escolas seriam fechadas com a decisão, já que outras 754 unidades passariam a ter ciclo único, segundo o plano. Aproximadamente 311 mil alunos, dos 3,8 milhões de estudantes da rede de ensino, seriam afetados com a reorganização proposta pelo governo tucano.

*Informações do repórter Thiago Uberreich

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.