Aposentados brasileiros que moram na Argentina poderão receber em pesos

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2015 20h47
  • BlueSky

Buenos Aires, 29 jun (EFE).- Brasil e Argentina habilitaram nesta segunda-feira seu Sistema de Moedas Locais (SML), que até agora era utilizado para operações de comércio exterior, para o pagamento de aposentadorias e pensões, informaram fontes oficiais.

O mecanismo, implementados bancos centrais dos dois países, permitirá que um aposentado argentino com residência permanente no Brasil possa receber sua aposentadoria em reais e que um aposentado brasileiro que vive na Argentina possa fazê-lo em pesos.

A utilização deste mecanismo tem o “benefício de eliminar custos de comissões bancárias por transferências e compra e venda de moeda estrangeira”, disse o Banco Central argentino em comunicado.

Este novo uso do SML é de caráter voluntário para os beneficiados e inclui tanto as aposentadorias como qualquer outro benefício de seguridade social.

Em funcionamento desde 2008, o Sistema de Pagamentos em Moedas Locais foi criado para permitir aos exportadores e importadores argentinos e brasileiros realizar suas operações em suas respectivas moedas locais, sem utilizar dólares.

Desde sua implementação, empresários dos dois países realizaram cerca de 36 mil operações pelo SML, por um montante equivalente a US$ 5,5 bilhões, segundo números do Banco Central argentino. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.