App permite que pessoas com deficiência visual saibam quando ônibus está próximo

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2015 15h00
Ismael Moreira, aposentado cego, realiza test-drive das calçadas dos Jardins e da Avenida Paulista, em São Paulo (SP). (São Paulo (SP), 13.03.2008. Foto de Rodrigo Marcondes/Folhapress) Folhapress deficiência visual

Um aplicativo para celular, que ajuda deficientes visuais a pegar ônibus, começou a funcionar nesta semana, em São Paulo. O serviço, desenvolvido pela empresa Cittati, utiliza sistema de GPS e informa ao usuário o número da linha que está chegando ao ponto, quando o coletivo se aproxima. Em entrevista a Jovem Pan, o diretor de tecnologia e produtos da Cittati, Cesar Ranzini Olmos, conta que o aplicativo CittaMobi, disponível para sistemas Android e iOS, é bastante útil para pessoas com deficiências visuais. “A gente fez uma versão para o deficiente visual, que utiliza o GPS da mesma forma e consegue, de forma sonora, escutar quando o veículo se aproxima”.

“Desenvolvemos o aplicativo em parceria com o Luiz Eduardo, um desenvolvedor que é cego. Desenvolvemos a partir de necessidades dele. Então é bem interessante que alguns pontos que ele trazia como importantes, que nós nem percebíamos que eram tão importantes, a gente aprendeu com o aplicativo”, explica.

Segundo o diretor, o usuário com deficiência visual quer saber qual o ônibus que está na frente do ponto de parada. “Ele consegue saber com o celular dentro do bolso qual ônibus está se aproximando neste momento. Isso traz uma segurança enorme para o usuário deficiente. Ele não precisa ficar com o celular na mão com o risco de ser assaltado. Ele pode colocar o celular no bolso e o celular vai vibrar e avisar”, ressalta.

No Brasil, é válido lembrar das dificuldades com sinais de internet móvel, justamente por isso, Olmos afirma que o sinal de internet só é necessário para receber a primeira informação de previsão de chegada do ônibus e o momento de sua chegada. “Depois que está dentro do ônibus, a gente vai usar o GPS do celular dele [do usuário]. Então, mesmo que o 3G falhe, ele consegue saber o ponto que vai descer de qualquer maneira”.

Sobre o momento da chegada ao seu ponto de destino, no caso das pessoas com deficiências visuais, o aplicativo pede apenas que se informe qual o ponto de parada para que o celular avise o momento de sair do ônibus. “Ele não vai ficar dependendo do cobrador para avisá-lo”, comemora Olmos.

O aplicativo utiliza informações disponibilizadas pela Secretaria de Transportes de cada cidade para assim utilizar as informações de posicionamentos dos ônibus e calcular a previsão de sua chegada. O CittiMobi já funciona em 16 cidades e o objetivo da empresa é ampliar o número de locais atendidos. Para baixar o aplicativo, basta procurar por CittaMobi nas lojas de aplicativos do Android ou iOS ou acessar o site.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.