Apreendem em Colômbia e México 2t de cocaína como tinta de impressora

  • Por Agencia EFE
  • 07/09/2015 14h38

Bogotá, 7 set (EFE).- Uma operação conjunta das polícias da Colômbia e do México apreendeu duas toneladas de cocaína que tinham sido camufladas em uma carga de pó e tinta para impressoras e fotocopiadoras, informaram as autoridades colombianas nesta segunda-feira.

No terminal de carga do aeroporto internacional Eldorado de Bogotá foram apreendidos 1.070 quilos de cocaína que tinham sido impregnados com um pó negro e empacotados como tinta, informou o diretor da polícia colombiana, general Rodolfo Palomino.

Essa primeira carga chamou a atenção das autoridades do aeroporto, por ser incomum uma exportação de tinta para impressoras e fotocopiadoras com destino à região de Sinaloa (México).

Por essa razão levaram uma cadela treinada para farejar o contêiner e a droga foi descoberta.

A cocaína estava camuflada em 48 caixas de cartuchos de impressora e toners de fotocopiadoras, “embalada em bolsas plásticas, rotuladas e prontas para serem exportadas”, assinalou a polícia.

Os testes químicos comprovaram que era cocaína, acrescentou a informação.

Após encontrarem a droga, descobriram que outra carga semelhante tinha saído horas antes por via aérea para a Cidade do México, e avisaram as autoridades mexicanas, que apreenderam em um avião recém-chegado da Colômbia 961 quilos de cocaína também camuflada como tinta e pó para impressoras.

“Em nenhuma das operações houve prisões, mas a polícia colombiana e a mexicana têm indícios dos donos dos dois carregamentos: ele seria recebido por integrantes do Cartel de Sinaloa e foi enviado por uma rede de narcotraficantes do litoral atlântico da Colômbia”, acrescentou.

As autoridades acreditam que tanto a empresa exportadora, com sede em Bogotá, como a importadora, um consórcio registrado em Sinaloa, são fictícias.

Segundo a polícia, este ano foram apreendidas na Colômbia 115 toneladas de cocaína, enquanto a cooperação internacional confiscou outras 47,2 toneladas no exterior. EFE

joc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.