Aprovado pelo Congresso, Obama veta projeto de oleoduto Keystone

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2015 19h10

Washington, 24 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vetou nesta terça-feira o projeto de lei aprovado no Congresso e promovido pela maioria republicana que autoriza a construção imediata do oleoduto Keystone, que transportaria petróleo entre o Canadá e o sudeste dos EUA.

A Casa Branca já tinha anunciado a intenção de Obama utilizar seu poder de veto para barrar o projeto, o terceiro desde que chegou à presidência, em 2009, e o primeiro sobre uma questão substancial.

“Através deste projeto, o Congresso dos EUA tenta se esquivar de processos antigos e comprovados que buscam determinar se a construção e operação de um oleoduto além da fronteira servem ao interesse nacional”, afirmou Obama na carta enviada ao Senado que justifica o veto.

Além disso, o presidente afirmou que “este projeto entra em conflito com os procedimentos estabelecidos do executivo” e “impede a consideração sobre temas que podem ter impacto no interesse nacional, como a segurança e o meio ambiente”.

Desde que a oposição republicana recuperou o controle das duas câmaras do legislativo após as eleições de novembro, dedicou grande parte de seus esforços a aprovação da construção do oleoduto, que também conta com apoio de parte da bancada democrata.

O veto abre agora uma nova etapa de conflito entre o Congresso e a presidência.

Enquanto os conservadores insistem que o oleoduto criaria milhares de empregos, Obama sustenta que os postos criados não seriam tantos e resiste a aprovar o projeto porque não estudo de impacto ambiental realizado pelo Departamento de Estado ainda não foi concluído.

As organizações de defesa do meio ambiente receberam a decisão de Obama de vetar a iniciativa com satisfação.

“Obama disse que vetaria este ataque contra sua autoridade executiva e cumpriu sua palavra. Isto é o que disse que faria desde o princípio, mas o Congresso republicano insistiu em desperdiçar tempo apenas para justificar os desejos de seus aliados petroleiros”, disse a organização ambientalista Sierra Club.

Se construído, o oleoduto será capaz de transportar 830 mil barris diários de petróleo cru sintético e betuminoso diluído desde a província canadense de Alberta para diferentes lugares dos Estados Unidos, incluídas refinarias no Golfo do México. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.