Árabes pedem que Egito prossiga com esforços para consolidar trégua em Gaza
Cairo, 11 ago (EFE).- A Liga Árabe pediu nesta segunda-feira ao Egito que prossiga com seus esforços para consolidar a trégua de 72 horas acordada entre Israel e os palestinos na Faixa de Gaza, e para que continuem as negociações indiretas entre ambas as partes.
A organização pan-árabe fez o pedido em comunicado após o termo de uma reunião extraordinária de delegados permanentes em sua sede do Cairo e que foi convocada para analisar o conflito de Gaza.
Além disso, o grupo ressaltou a importância do Cairo prosseguir com seus esforços até que israelenses e palestinos “alcancem um acordo definitivo para pôr fim à agressão israelense em Gaza e ao sofrimento de seus habitantes”.
Por outro lado, a nota indica que o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, apresentou um relatório sobre as medidas diplomáticas que tomou no plano internacional para que cesse a ofensiva militar israelense em Gaza e apresente o respaldo à posição palestina.
Por seu lado, o negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, apresentou uma detalhada explicação sobre os resultados da ofensiva israelense em Gaza, entre milhares de mortos e feridos, e a destruição de casas, infraestruturas, mesquitas, igrejas, escolas, hospitais e ambulâncias.
Nessa linha, pediu aos países árabes e ao conjunto da comunidade internacional organizar pontes aéreos, terrestres e marítimos para ajudar a Gaza.
Além disso, no comunicado se indica que os delegados árabes acordaram se manter em estado permanente de convocação para seguir a evolução da situação em Gaza.
O número de palestinos mortos desde o início da intervenção israelense já chega perto dos dois mil, a maioria civis e 448 deles crianças, enquanto as vítimas israelenses chegam a 67 falecidos e 500 feridos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.