Arábia Saudita anuncia controle da propagação do coronavírus

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2014 11h57 - Atualizado em 19/03/2020 15h38

Riad, 9 jun (EFE).- O ministro da Saúde da Arábia Saudita, Adel Faqih, afirmou nesta segunda-feira que seu departamento conseguiu controlar a propagação do coronavírus no país, já que desde sábado nenhum caso novo caso de contágio foi registrado.

Segundo a agência oficial de notícias saudita “SPA”, Faqih apontou que não apareceram novos casos de infectados por esse vírus e, apesar de essa “regressão”, disse que não reduzira os esforços para lutar contra essa doença.

“Não vamos parar nossos esforços até erradicar totalmente o vírus”, afirmou o ministro, que acrescentou que manteve as precauções e intensificaram as medidas de proteção.

Segundo um comunicado divulgado ontem pelo Ministério, não houve novos casos de coronavírus registrados na Arábia Saudita, o país mais afetado desde que esse vírus fosse detectado pela primeira vez em setembro de 2012.

Entre os dias 26 e 27 de maio, o governo também havia anunciado um suposto controle do vírus, embora novas infecções tenham sido registradas posteriormente.

Na terça-feira passada, as autoridades anunciaram que tinham mudado de metodologia para contabilizar o número de doentes e falecidos pelo coronavírus, principalmente ao incluir as pessoas que antes não figuravam nas estatísticas e que haviam sido contaminadas.

Segundo esses cálculos oficiais, pelo menos 698 pessoas foram contagiadas na Arábia Saudita, das quais 287 morreram, 359 se recuperaram e outras 52 continuam recebendo tratamento nos hospitais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que a expansão do coronavírus é muito preocupante, mas, por enquanto, não reúne os requisitos para declará-la como uma emergência de saúde pública de alcance internacional.

Os coronavírus constituem uma família viral que pode causar doenças nos seres humanos que vão desde o resfriado comum até a Síndrome Respiratória Aguda Severa, conhecida como Sars. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.