Arábia Saudita critica acusações do Irã sobre pisoteamento em Meca

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 01h39

Nações Unidas, 26 set (EFE).- O governo da Arábia Saudita criticou neste sábado as acusações do Irã contra si por causa do pisoteamento em Meca que provocou na quinta-feira passada 769 mortes e alertou que não se deve “brincar com política” com uma tragédia deste tipo.

“Tomara que os líderes iranianos sejam mais sensatos e considerados com aqueles que morreram nesta tragédia e esperem para ver os resultados da investigação”, disse aos jornalistas o ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al Jubeir, depois de se reunir em Nova York com o secretário de Estado americano, John Kerry.

O ministro prometeu “não esconder nada” quando a investigação trouxer resultados. “Se foram cometidos erros, os responsáveis terão que prestar contas e vamos nos assegurar de aprender com isto para garantir que não aconteça de novo”, acrescentou.

Pelo menos 769 pessoas morreram e 934 ficaram feridas no corre-corre nos arredores da cidade saudita de Meca, provocada pela aglomeração de fiéis que participavam do rito muçulmano da peregrinação.

No mesmo dia da tragédia, o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, responsabilizou a Arábia Saudita pelo ocorrido e denunciou sua “má gestão”.

O procurador-geral do Irã, Ebrahim Raisi, considerou que a correria, na qual morreram pelo menos 106 peregrinos iranianos, poderia ter sido evitada e pediu à Arábia Saudita que processe os responsáveis por este fato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.