Arábia Saudita fecha embaixada na Líbia
Riad, 19 mai (EFE).- A Arábia Saudita suspendeu “totalmente” seus serviços diplomáticos nesta segunda-feira na Líbia e fechou a embaixada e o consulado no país, anunciou o embaixador saudita em Trípoli, Mohammed Mahmoud Ali.
A missão diplomática completa saiu de Trípoli em um avião privado por causa da situação de insegurança que a Líbia atravessa, explicou o embaixador, que disse que a missão voltará à Líbia se o país recuperar a estabilidade e a normalidade.
A suspensão aconteceu em coordenação com as autoridades líbias, que concordaram que as condições atuais não permitem realizar os trabalhos diplomáticos, continuou Mahmoud Ali.
“Estaremos em contínuo contato com a parte líbia para seguir minuto a minuto o desenvolvimento dos eventos”.
Os ataques deste fim de semana feitos por militares golpistas fiéis ao general reformado Jalifa Hafter e milícias armadas contra Benghazi, a invasão do parlamento em Trípoli, que deixaram 70 mortos e 141 feridos, trouxeram a tona a incerteza política e insegurança vivida no país.
A Arábia Saudita e a Líbia retomaram relações diplomáticas em janeiro de 2012 depois de terem sido rompidas com a explosão da revolução líbia, em 17 de fevereiro de 2011, que acabou com a queda do regime e a morte do coronel Muammar Kadafi.
As autoridades líbias que chegaram ao poder depois das revoltas não conseguiram estabilizar o país, especialmente no leste, onde operam grandes milícias, nem concluir a transição um regime democrático. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.