Argélia confirma morte de 9 soldados em ataque jihadista

  • Por Agencia EFE
  • 19/07/2015 08h47

Argel, 19 jul (EFE).- O Ministério de Defesa argelino confirmou neste domingo a morte de nove soldados em uma emboscada feita por uma célula da Al Qaeda no Magrebe (AQMI) na cidade de Djebel Louh, cerca de 150 quilômetros ao oeste da capital.

O ataque foi reivindicado na noite de sábado em uma página na internet da AQMI na qual se mostravam fotografias dos soldados patrulhando e das armas apreendidas. Segundo a célula, 14 soldados foram assassinados.

O site também explicava que a ação foi uma resposta a recentes declarações do general Ahmed Gaid Salah, chefe do Estado-Maior do exército argelino, ao qual a AQMI acusa de “ter declarado a guerra”.

Em comunicado divulgado 36 horas depois do ataque, o Ministério de Defesa noticiou “a morte de nove soldados mártires” e explicou que “um grupo do Exército Nacional foi atacado quando realizava uma operação de rastreamento na cidade de Djebel Luoh”.

“Os soldados do exército foram atacados às 19h locais (15h em Brasília) da sexta-feira passada, o primeiro dia da festa do Eid ul-Fitr (fim do jejum do Ramadã), por um grupo terrorista na região de Ain Defla”, acrescentou a pasta, que acrescentou que outros dois militares ficaram feridos.

Esse é o segundo ataque que grupos jihadistas realizam neste mês nas províncias vizinhas a Argel, depois da ofensiva do dia 6 de julho que deixou quatro soldados feridos na cidade de Buira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.