Argélia ordena o fechamento “urgente” de sua embaixada em Trípoli
Argel, 16 mai (EFE).- O governo da Argélia anunciou nesta sexta-feira o fechamento “preventivo e urgente” de sua embaixada e seu consulado geral em Trípoli, por motivos de segurança, informou o Ministério de Relações Exteriores argelino.
Segundo uma nota ministerial recolhida pela agência oficial “TAP”, esta medida foi tomada devido “à existência de uma ameaça real e iminente contra nossos diplomatas e funcionários consulares”.
O ministério, que ressaltou que o fechamento aconteceu em coordenação com as autoridades líbias, insistiu “no caráter temporário desta medida ditada pelas difíceis condições de segurança”.
Na mesma nota, o governo argelino expressou sua “solidariedade” ao povo e às autoridades da Líbia, assim como seu apoio aos esforços para “edificar um Estado de Direito e instaurar a paz e a segurança em todo o território líbio”.
O anúncio de Argel coincide com duros confrontos na cidade oriental de Benghazi entre diferentes grupos armados que causaram vários mortos e feridos.
Mais de dois anos e meio depois da queda do regime ditatorial de Muammar Kadafi, o governo líbio continua mostrando-se incapaz de impor sua autoridade em grande parte do território nem de construir forças de segurança capazes de garantir a estabilidade do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.