Arizona, Flórida, Oklahoma e Vermont votam hoje em eleições primárias

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2014 20h02

Washington, 26 ago (EFE).- Os cidadãos dos estados de Arizona, Flórida e Vermont estão convocados às urnas nesta terça-feira para escolher os candidatos que concorrerão nas eleições legislativas de 4 de novembro, enquanto os de Oklahoma precisam destravar um empate.

No Arizona, a disputa que monopoliza a atenção é a do governo, na qual seis aspirantes republicanos buscam ser o candidato oficial de seu partido para enfrentar o único candidato democrata, Fred Duvall, nas eleições de novembro.

A ex-secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, foi a última governadora democrata do Arizona (2003-2009), um estado tradicionalmente republicano.

Na jornada de hoje no Arizona também se elegerão candidatos a diferentes postos do Congresso, entre os quais se destaca o distrito 7, que conta com uma alta porcentagem de população latina.

Os principais adversários deste distrito, atualmente representado por Ed Pastor, o primeiro congressista hispânico pelo Arizona, são o ex-legislador estadual Rubén Galego e a ex-supervisora do condado de Maricopa, Mary Rose Wilcox.

As eleições primárias ao governo da Flórida se apresentam muito tranquilas, com dois aspirantes com clara vantagem sobre seus rivais, o atual governador Rick Scott entre os republicanos e Charlie Crist no lado democrata.

Crist parte como favorito para ganhar a indicação para governador, um cargo que já exerceu no período 2007-2011, quando militava nas fileiras republicanas. Sua rival é a ex-senadora Nan Rich, com um sólido histórico democrata e uma conexão forte com as bases do partido.

Nas fileiras republicanas há unanimidade no respaldo à gestão do empresário Scott, em um momento em que a taxa de desemprego no estado caiu até 6,2% e foram criados 620 mil novos postos de trabalho desde 2010.

Em Vermont, os eleitores republicanos devem decidir que candidato enfrentará o governador democrata Peter Shumlin, que tentará obter um terceiro mandato.

O empresário Scott Milne conta com o apoio dos pesos pesados do Partido Republicano neste estado, mas enfrenta o empresário libertário Dan Feliciano, de origem hispânica, que fez campanha pela indicação direta e ficou popular com os anúncios nos quais soletra seu sobrenome.

Em Oklahoma os democratas elegerão seu candidato para o Senado em um desempate entre a senadora estadual Connie Johnson, melhor posicionada nas enquetes que seu rival, Jim Rogers, que tentou obter a indicação outras três vezes, sem sucesso.

O vencedor enfrentará uma dura batalha contra o congressista estadual republicano James Rogers, que lutará para conseguir a cadeira que será desocupada pelo senador republicano Tom Cuburn. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.