Armênia anuncia que repelirá ataques do Azerbaijão com artilharia e mísseis

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 11h41

Baku, 26 set (EFE).- O Ministério da Defesa da Armênia anunciou neste sábado que repelirá a partir de agora os ataques do Azerbaijão com artilharia e mísseis, depois que quatro soldados da região de Nagorno Karabakh morreram ontem em combate com as forças desse país.

A Armênia acusou Baku de atacar na sexta-feira sua retaguarda em Nagorno Karabakh -território azerbaijano habitado por armênios e ocupado desde 1991 por tropas de Erevan- com mísseis de 122 milímetros, que causaram a morte de quatro soldados e deixeram outros 16 feridos.

“A fim de conter o inimigo e impedir suas ações, as Forças Armadas da Armênia empregarão a partir de agora artilharia e mísseis contra os lugares das unidades do Azerbaijão, todos os movimentos de tropas e técnica militar”, diz um comunicado do Ministério da Defesa armênio.

Erevan advertiu “à comunidade internacional e ao Grupo de Minsk da OSCE (intermediário no processo de paz para o conflito de Nagorno Karabakh) que “o uso pela parte azerbaijana de artilharia na zona de contato dá lugar a uma nova situação, outro passo a mais para o início de ações de combate em toda região”.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa azerbaijano também acusou a Armênia de usar armas pesadas, entre elas morteiros de 60 e 82 milímetros, nos combates de ontem.

Segundo Baku, um soldado azerbaijano morreu no combate e outros quatro ficaram feridos por lascas.

A escalada de tensão na autoproclamada república de Nagorno Karabakh e na fronteira armênia-azerbaijana ocorre apesar da reunião que aconteceu hoje em Nova York, no marco da Assembleia Geral da ONU, entre o ministro das Relações Exteriores armênio, Edvard Nalbandian, e seu colega azerbaijano, Elmar Mamediarov.

“O Azerbaijão rejeita sistematicamente todas as iniciativas para estabilizar a situação e reforçar a confiança. Dá a impressão que Baku finge ser surdo de propósito”, disse o titular da diplomacia armênia ao término da reunião.

O conflito entre Azerbaijão e Armênia se remonta aos tempos da antiga União Soviética, quando o território azerbaijano de Nagorno Karabakh pediu sua incorporação à vizinha Armênia o que culminou em uma guerra que deixou cerca de 25 mil mortos.

As tropas Karabakh e armênias ocupam atualmente todo o enclave e outros sete distritos, território que representa pouco mais de um quinto da superfície total do Azerbaijão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.