Armênia diz que Azerbaijão pode recorrer à força em Nagorno Karabakh

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 15h50

Yerevan, 18 mar (EFE).- O presidente da Armênia, Serge Sargsian, alertou nesta quarta-feira que o Azerbaijão recorrerá à força para resolver o conflito da região separatista de Nagorno Karabahk caso acredite ser militarmente superior ao país vizinho.

“Se em algum momento as autoridades do Azerbaijão chegarem a crer ter vantagem militar sobre a Armênia, a usarão”, disse Sargsian em entrevista coletiva durante o fórum midiático “Aos pés do Ararat”, inaugurado hoje em Yerevan, capital do país.

Sargsian lamentou que o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, tenha declarado que “a Armênia é um inimigo número um” de seu país, mas destacou que “não se pode enganar a história”, considerando a autoproclamada república de Nagorno Karabakh como “um Estado”.

“Ao contrário das autoridades azerbaijanas, que não param com suas provocações militares, nós tratamos de nos conter para evitar o ressurgimento do conflito”, disse o presidente armênio sobre hostilidades fronteiriças entre as tropas dos dois países.

Por outro lado, Sargsian lamentou que a Rússia, considerada como “parceira estratégica fundamental”, exporte armas para o Azerbaijão, acrescentando, no entanto, que há um grande componente militar entre russos e armênios.

“De nenhum outro país recebemos nem sequer 1% do apoio que recebemos da Rússia”, afirmou o presidente.

O conflito entre os dois países vizinhos do Cáucaso Sul remonta os tempos da antiga União Soviética, quando a região azerbaijana de Nagorno Karabkh, de maioria armênia, pediu a incorporação pelo país vizinho, dando início a uma guerra que matou 25 mil pessoas.

As tropas da Armênia ocuparam toda região e outros sete distritos do Azerbaijão, permitindo a anexação e criando “uma faixa de segurança” que representa cerca de um terço do território azerbaijano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.