Assad acredita que acordo nuclear será ponto de inflexão na história

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2015 11h28

Damasco, 14 jul (EFE).- O presidente sírio, Bashar al Assad, afirmou nesta terça-feira que o acordo nuclear alcançado entre Irã e as potências será “um grande ponto de inflexão” na história da República Islâmica, na região e no mundo.

Assim expressou o presidente em um telegrama de felicitação que enviou nesta terça-feira a seu colega do Irã, Hassan Rohani, e ao líder supremo deste país, Ali Khamenei, segundo um comunicado da presidência síria.

Após quase dois anos de negociações, Irã e o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, o Reino Unido, França e Alemanha) anunciaram hoje em Viena que chegaram a um acordo para limitar o programa atômico iraniano e que detenha a produção de armas, ao mesmo tempo que foram levantadas as sanções que estrangulam a economia desse país.

Assad qualificou o pacto de “grande vitória e conquista histórico” do Irã, e opinou que representa “um reconhecimento inequívoco dos países do mundo ao pacifismo do programa nuclear do Irã, que garante a conservação de seus direitos nacionais”.

Segundo sua opinião, o acordo é “a culminação da constância do povo iraniano na hora de enfrentar as sanções injustas impostas contra a República Islâmica”.

O Irã é um dos principais aliados do governo da Síria, que há quatro anos está imerso em um conflito que causou mais de 230 mil mortos, segundo ativistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.