Assembleia do Povo do Cazaquistão completa 20 anos

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2015 18h11

Madri,7 abr (EFE).- A Assembleia do Povo do Cazaquistão (APK), órgão de representação de mais de cem grupos étnicos e 40 religiões que convivem no país, completa nesta terça-feira 20 anos.

Composta por 384 representantes, a APK, criada em 1995 pelo atual presidente, Nursultan Nazarbayev, tem a finalidade de dar voz às diferentes etnias e religiões em nível nacional através de reuniões que acontecem ao longo do ano.

“Cada região do Cazaquistão conta com uma “casa da amizade”, ou seja, com um órgão que ouve as necessidades das etnias e as leva para a Assembleia” disse o embaixador do Cazaquistão na Espanha, Bakyt Dyussenbayev.

“Trata-se de um órgão consultivo e a ideia é que cada etnia tenha representação, porque há etnias com centenas de cidadãos e outras que não são tão grandes”, acrescentou Dyussenbayev.

“Uma mostra desta grande variedade de raças, culturas e sensibilidades são os 32 jornais do Cazaquistão, escritos em 15 idiomas”, disse o embaixador.

Para assegurar esta diversidade, “a APK elege nove deputados que fazem parte do parlamento”, acrescentou Dyussenbayev.

O embaixador do Cazaquistão na Espanha assegurou que a variedade étnica de seus país é consequência de sua situação geográfica.

“O Cazaquistão é um país entre Europa e Ásia. Durante a era soviética, muitos povos foram deportados para o Cazaquistão. Os cazaques compartilharam com eles suas casas e seus alimentos, e isto contribuiu para que escolhessem se estabelecer em território cazaque”, concluiu. EFE

cla/cs

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.