Assembleia Geral da OEA no Paraguai será a de maior nível desde 2009

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2014 16h55

Assunção, 31 mai (EFE).- A presença de 28 chanceleres na Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) na próxima semana em Assunção, confirmada neste sábado, transformará essa reunião na de maior nível desde a realizada em Honduras em 2009.

Representantes da entidade qualificaram neste sábado como “muito alta” a participação de ministros de exteriores, em entrevista coletiva na qual fizeram uma panorâmica da reunião, que será realizada de terça-feira a quinta-feira.

Os únicos a enviar uma delegação de um grau inferior são países pequenos e os Estados Unidos, cujo Secretário de Estado, John Kerry, assistirá a uma reunião em Bruxelas do G7, que integra as maiores potências mundiais.

O governo do Paraguai confirmou na quinta-feira a presença de 29 chanceleres, mas no final serão 28, segundo os últimos dados da OEA.

A eles se unirão representantes de 39 dos 70 países observadores com os quais conta o organismo, que incluem nações como China, Coreia do Sul, a União Europeia e Cazaquistão, que terá a maior delegação, liderada pelo vice-chanceler, Yerzhan Ashikbayev.

Essa presença “denota um reconhecimento à importância da região”, disse na entrevista coletiva o Secretário de Relações externas da OEA, Alfonso Quiñones.

Também haverá quase 300 membros de ONGs de todo o continente, segundo Quiñones, e 400 jornalistas credenciados, de acordo com o vice-chanceler paraguaio, Federico González.

González destacou a importância dos chanceleres se juntarem em um mesmo lugar para tratar os temas de maior interesse para a região.

“É o fórum político por excelência de nosso continente”, asseverou o funcionário do Paraguai, país que acolheu a Assembleia geral uma só vez anteriormente, em 1990.

“Para esta reunião temos um tema claro, que nos une a todos e inclui a promoção da paz, a democracia e a cooperação entre os membros das Américas, os direitos humanos e os desafios comuns em matéria de segurança”, disse o secretário-geral Adjunto da OEA, Albert Ramdin.

O tema central do encontro será o “Desenvolvimento com inclusão social”, proposto pelo Paraguai.

A OEA, que é a organização multilateral mais antiga do planeta, criada em 1889, conta com 35 membros, todos os países da América, embora Cuba esteve suspensa durante anos e, apesar de sua exclusão ter sido cancelada, segue sem participar das reuniões. EFE

cma/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.