Astronautas recém-chegados são recebidos como heróis no Cazaquistão

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2015 12h18

Astana, 12 set (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, felicitou pessoalmente os três astronautas que retornaram neste sábado à Terra após uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS) durante uma cerimônia de boas-vindas realizada na capital Astana.

Os três astronautas, o russo Gennady Padalka, o cazaque Aidyn Aimbetov, e o dinamarquês Andreas Mogensen, retornaram hoje em uma viagem que partiu da ISS e lhes levou até o centro do Cazaquistão, onde aterrissaram na madrugada deste sábado.

“Este é um grande evento. Estivemos todos com vocês. Os cazaques apoiam Aidyn. Isto é muito importante. A construção da base de Baikonur começou em 1960. Desde então consideramos cada um que decola daí como cidadão de nosso país”, disse Nazarbayev, destacando que nem todos os países têm a possibilidade de enviar astronautas ao espaço.

Mogensen, o primeiro astronauta dinamarquês, elogiou a hospitalidade cazaque durante seu encontro com o presidente.

“Eu gostaria de agradecer sua hospitalidade. É um grande prazer retornar ao Cazaquistão. Voamos ao espaço há 10 dias e a missão foi fantástica. Foi um exemplo maravilhoso do que podemos conseguir quando trabalhamos juntos, sem fronteiras”, disse Mogensen.

Por sua vez, Aimbetov agradeceu ao povo do Cazaquistão pela confiança que tiveram nele como representante do país na tripulação internacional.

“Senhor presidente, estou muito contente por ter sua confiança e a do povo cazaque para representar o Cazaquistão na tripulação internacional. O programa científico de experimentos do Cazaquistão foi implementado” garantiu Aimbetov.

Já o veterano cosmonauta russo Padalka voltou como o ser humano que mais tempo passou no espaço, com um total de 879 dias distribuídos em cinco missões, dois meses a mais que Serguei Krikalev, que ostentava o recorde antes que Padalka.

Em sua última viagem, Padalka permaneceu na ISS durante seis meses. “Aterrissar na Terra é uma grande festa para nós,” destacou.

“Hoje, os representantes de três países finalizaram o programa de voo e voltaram à hospitaleira terra do Cazaquistão. Isto representa uma grande festa para vocês e para nós”, acrescentou Padalka.

O ex-cosmonauta e atual chefe do programa espacial cazaque, conhecido como Kazkosmos, Talgat Musabayev, afirmou estar orgulhoso de ver como Aimbetov levou adiante a tradição de cazaques no espaço.

Musabayev era o comandante da tripulação da ISS em 2001 e foi o encarregado de levar o primeiro turista espacial, Dennis Tito, à órbita.

Na cerimônia de boas-vindas também estava presente o ex-astronauta Toktar Aubakirov, que em outubro de 1991 se transformou na primeira pessoa da etnia cazaque a ir ao espaço, razão pela qual hoje é considerado um herói nacional no Cazaquistão.

“Eu gostaria de destacar que o Cazaquistão é um país espacial, há foguetes que decolam da base de Baikonur, em nosso país. Portanto, acredito que os astronautas cazaques deveriam integrar as tripulações de voo de maneira permanente”, disse Aubakirov à Agência Efe.

Mogensen e Aimbetov estavam há apenas semana na ISS, à qual chegaram na sexta-feira passada no marco de uma missão-relâmpago.

O trajeto da nave Soyuz TMA-16M de fabricação russa que lhes trouxe outra vez para a Terra durou três horas e meia.

Os seis cosmonautas que permanecem agora na ISS são os russos Serguei Volkov, Oleg Kononenko e Mikhail Kornienko, os americanos Scott Kelly e Kjell Lindgren e o japonês Kimiya Yui. EFE

kk/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.