Ataque a hotel de Cabul termina com 4 talibãs mortos

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 18h03

Cabul, 20 mar (EFE).- Pelo menos quatro talibãs morreram e um civil ficou ferido nesta quinta-feira em um ataque insurgente ao luxuoso hotel Serena de Cabul, um dos mais protegidos da capital afegã e que costuma ser frequentado por estrangeiros.

“A luta terminou”, assegurou à rede de televisão local “Tolo” o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Sediqi, que detalhou que os talibãs “tinham menos de 18 anos” e que “um empregado do hotel que não é afegão ficou ferido e foi transferido a um hospital”.

O ataque ao Serena, situado no centro de Cabul junto ao Palácio Presidencial, começou por volta das 21h (hora local, 13h30 de Brasília) e terminou duas horas e meia depois com os insurgentes abatidos pela polícia após um intenso tiroteio.

Um porta-voz dos talibãs, Zabihula Mujahid, reivindicou o ataque e assegurou à Agência Efe em uma versão diferente à dada por Sediqi que alguns insurgentes suicidas tinham conseguido penetrar no hotel “por uma porta traseira”.

Este não é o primeiro ataque de envergadura que atinge este emblemático hotel de Cabul, construído em 1945 e que é descrito em seu site como “um oásis” no centro da capital.

O primeiro dos ataques aconteceu em 14 de janeiro de 2008 quando oito pessoas morreram, entre eles três americanos, um francês e um norueguês.

Em 18 de janeiro de 2010 o hotel Serena foi novamente atacado com um foguete, durante um ataque protagonizado por dois grupos de talibãs em vários pontos da cidade que coincidiu com o juramento do novo governo afegão.

Pelo menos 12 pessoas morreram no transcurso dos ataques, entre elas sete terroristas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.