Ataque a importante santuário xiita deixa ao menos 20 feridos no Iraque
Bagdá, 1 jul (EFE).- Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um ataque a bomba perto de um importante mausoléu xiita na cidade de Samarra, 120 quilômetros ao norte de Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte de segurança do Iraque.
Vários projéteis, disparados por desconhecidos do interior da cidade, caíram a cerca de 200 metros do santuário dos imames Al Askariyin Al Hadi e Al-Hassan.
A maioria dos feridos é de civis, segundo a fonte, que acrescentou que o ataque causou além disso destroços em várias casas, mas não no santuário.
Um atentado realizado em fevereiro de 2006 contra o mausoléu por terroristas sunitas desencadeou um conflito entre essa comunidade e os xiitas que causou milhares de mortos e feridos, além do deslocamento forçoso de milhares de famílias.
O ataque de hoje acontece no meio da ofensiva do Exército iraquiano na província de Saladino, onde fica Samarra, em uma tentativa de recuperar o controle de Tikrit, a capital da província e outras cidades.
Tikrit é o berço do falecido ditador Saddam Hussein e um das fortificações da insurgência sunita, liderada pelo jihadista Estado Islâmico, que tomou o controle de grandes áreas do norte, centro e oeste do Iraque.
No domingo passado, o Estado Islâmico declarou a instauração de um califado islâmico e proclamou a teu líder Ibrahim ibn Awad, mais conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, como “imã e califa para os muçulmanos de todo o mundo”.
A terra sob o controle desse califado se estende na atualidade de Aleppo (no noroeste da Síria) a Diyala (no leste do Iraque), segundo os extremistas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.