Ataque à missão internacional na Somália mata 1 civil e 3 soldados

  • Por Agencia EFE
  • 25/12/2014 18h47

Redação Central, 25 dez (EFE).- Três soldados da Missão da União Africana na Somália (Amisom) e um civil morreram nesta quinta-feira durante um ataque contra o quartel-general da missão, situado perto do aeroporto de Mogadíscio, realizado pelo grupo islamita radical Al Shabab, informaram fontes oficiais.

O ataque aconteceu depois que membros da milícia islamita, alguns dos quais “vestiam uniformes do exército somali”, segundo um comunicado da Amisom, entraram no quartel em três veículos e com identificações falsas.

Uma vez dentro, começaram a disparar e a lançar explosivos, após o que as forças da Amisom responderam ao ataque e, depois de 40 minutos de fogo cruzado, conseguiram controlar a situação.

Durante o tiroteio, “três soldados da Amisom e um funcionário terceirizado civil infelizmente perderam a vida”, afirma a nota, que acrescenta que cinco membros de Al Shabab também morreram e outros três foram detidos.

Previamente, fontes da missão que presenciaram os combates tinham informado à Agência Efe que pelo menos 21 membros de Al Shabab tinham morrido.

A base da União Africana se encontra em um extremo do aeroporto internacional de Mogadíscio, que conta com um amplo perímetro de segurança e é utilizado como centro de operações para todas as agências da ONU que trabalham na Somália.

Al Shabab, que luta para instaurar um Estado islâmico radical na Somália, prossegue com sua longa campanha de terror que nos últimos anos custou a vida a milhares de pessoas tanto na Somália como no Quênia, outro país no qual realizou vários atentados este ano.

O governo da Somália se mostrou incapaz de deixar de lado as diferenças políticas e tribais para fazer frente à ameaça islamita e há pouco mais de uma semana nomeou um novo primeiro-ministro, o décimo nos últimos dez anos, Omar Abdirashid Ali Sharmarke. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.