Ataque ao parlamento somali deixa pelo menos 11 mortos em Mogadíscio

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2014 11h36

Mogadíscio, 24 mai (EFE).- Pelo menos 11 pessoas (sete terroristas e quatro policiais) morreram neste sábado em um ataque da milícia radical islâmica somali Al Shabab ao parlamento da Somália, em Mogadíscio, informaram à Agência Efe fontes policiais.

Além disso, quatro deputados e sete soldados e um número ainda indeterminado de civis ficaram feridos, disse à Efe o comandante Mohammed Nuur.

Os fundamentalistas explodiram um carro-bomba na entrada principal da Assembleia Nacional e depois entraram em seu interior, onde começaram a atirar.

Sete milicianos de Al Shabab entraram no plenário com uniformes das forças de segurança com a intenção de matar os parlamentares, mas os guardas resistiram e todos os terroristas foram mortos.

O primeiro-ministro somali, Abdiweli Sheikh Ahmed, ordenou a todas as forças de segurança que tomem medidas necessárias para garantir a segurança dos deputados.

Os 140 deputados que realizavam uma sessão quando os terroristas atacaram a casa foram evacuados pela polícia e soldados da Missão da União Africana na Somália (AMISOM), que derrubaram um muro para facilitar a saída.

O porta-voz militar da Al Shabab, Shiej Mustafa Abuu Muscab, reivindicou o “bem-sucedido” ataque ao parlamento em declarações à imprensa local.

As Forças de Segurança somalis já evacuaram o parlamento e a situação voltou à normalidade.

As tropas da AMISOM, o exército somali e várias milícias pró-governo combatem a Al Shabab, o grupo jihadista dominante desde 2006 no país.

A Al Shabab, que anunciou em fevereiro de 2012 sua união formal à rede terrorista Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista na Somália.

A Somália vive em um estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado, o que deixou o país sem um governo medianamente efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de criminosos armados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.