Ataque com carro-bomba deixa ao menos 15 mortos em mercado na Somália

  • Por EFE
  • 19/02/2017 10h54
DAI02. Mogadishu (Somalia), 19/02/2017.- A destroyed car at the scene of an explosion, thought to be caused by a car bomb, in the capital Mogadishu, Somalia, 19 February 2017. Media reported at least 14 people have been killed, quoting local authority. No one has claimed responsibility for the attack but the country's Islamist militant group al-Shabab has carried out similar attacks in the capital. (Atentado, Mogadiscio) EFE/EPA/SAID YUSUF WARSAME EFE/EPA/SAID YUSUF WARSAME Carro-bomba destruído na cena da explosão em Mogadíscio

Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas neste domingo em um atentado com carro-bomba efetuado nos arredores de um mercado de Mogadíscio, capital da Somália, informou a imprensa local.

A forte explosão aconteceu quando um grande número de pessoas se encontrava neste popular mercado situado no distrito de Wadajir.

Dezenas de feridos já foram transferidos a hospitais próximos para receber atendimento médico e, dada sua gravidade, não se descarta que o número de vítimas mortais possa aumentar.

O atentado, que ainda não foi reivindicado por nenhum grupo, pode ser obra de Al Shabab, que advertiu que continuaria com seus ataques após a designação do novo presidente, Mohammed Abdullahi Farmaajo, no último dia 8 de fevereiro.

Os terroristas já atentaram contra o novo governo na quinta-feira passada, quando duas crianças morreram em decorrência do lançamento de vários bombas nas imediações do palácio presidencial, onde o novo presidente se encontrava reunido com seu antecessor, Hassan Shiekh Mohamud.

Nos últimos meses, os terroristas optaram por uma estratégia de confronto direto e lançaram vários ataques contra bases militares da missão da União Africana na Somália (AMISOM), o que causou a morte de centenas de soldados.

Além disso, dezenas de civis morreram em ataques realizados contra hotéis e restaurantes da capital, que se transformaram em alvo constante do grupo terrorista.

Segundo um recente relatório das Nações Unidas, Al Shabab segue tendo capacidade para efetuar ações em grande escala tanto dentro como fora da Somália e a situação da segurança no país africano “não melhorou”.

A milícia radical, filial da Al Qaeda na Somália, luta para instaurar um Estado islâmico de caráter wahhabista no país, onde controla grandes extensões de território no sul e no centro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.