Ataque com carro-bomba em posto de controle militar mata 4 soldados no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2015 18h31

Sana, 4 fev (EFE).- Pelo menos quatro soldados iemenitas morreram e outros cinco ficaram feridos nesta quarta-feira em um ataque com um carro-bomba em um posto de controle militar na província de Al Baida, no centro do Iêmen, informou à Agência Efe uma fonte das forças de segurança locais.

A bomba foi detonada por um suicida, que dirigia o carro no acesso à província, onde há um posto de controle do exército iemenita.

De acordo com a fonte, após a explosão, houve uma tentativa de ataque ao acampamento militar, por parte de militantes da rede terrorista Al Qaeda, mas as os militares conseguiram impedir a entrada dos terroristas.

As redes terroristas Al Qaeda e Ansar al-Sharia acusaram as forças armadas iemenitas de dar respaldo aos rebeldes xiitas houthis, que vêm atacando tribos sunitas desde outubro.

A Al Qaeda tem como um de seus alvos o movimento houthi, que no último mês ampliou seus domínios no Iêmen.

Pelo menos 11 combatentes xiitas e cinco membros de tribos sunitas morreram nesta quarta em um enfrentamento na cidade de Rada, afirmou uma fonte local. O confronto começou quando membros de tribos entraram na área para a passagem de combatentes houthis.

O conflito entre os rebeldes xiitas e as autoridades se agravou após as renúncias, no mês passado, do então presidente do Iêmen, Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi, e seus ministros, em protesto contra pressões houthis, que invadiram os edifícios presidenciais em Sana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.