Ataque com drone no Afeganistão deixa 6 talibãs mortos

  • Por Agencia EFE
  • 12/11/2014 12h18

Cabul, 12 nov (EFE).- Pelo menos seis talibãs, entre eles um comandante insurgente, morreram em um bombardeio realizado por um drone dos Estados Unidos na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, segundo a polícia local informou nesta quarta-feira à Agência Efe.

Os seis insurgentes viajavam ontem em um veículo pelo distrito de Acheen, na fronteira com o Paquistão, quando foram atingidos por disparos efetuados pelo avião não-tripulado, explicou o porta-voz da polícia na província, Hazrat Hussain Mashriqiwal.

O policial afirmou que as vítimas, entre elas o comandante Rahman Khan, faziam parte de um grupo que atuava na região de Shiwari e era responsável por vários ataques contra as forças de segurança.

Em outubro, um importante comandante talibã, o mulá Abdul Rahman, morreu em um bombardeio com drones americanos na província de Herat, no oeste do Afeganistão, em um ataque que causou a morte de pelo menos outros onze insurgentes.

Os bombardeios com aviões não tripulados americanos aumentaram nos últimos meses no Afeganistão e causaram dezenas de mortos, a maioria talibãs, segundo as autoridades afegãs.

O país atravessa um de seus períodos mais violentos após no ano passado as forças locais terem assumido o controle da segurança conforme a retirada gradual da missão da Otan (Isaf), processo que culminará no final de 2014.

No entanto, os Estados Unidos manterão 9.800 soldados em território afegão até o final de 2015, número que se reduzirá progressivamente até o mínimo necessário para operações de segurança e trabalhos diplomáticas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.