Ataque com drone no Iêmen mata 2 supostos terroristas da Al Qaeda
Sana, 21 fev (EFE).- Pelo menos dois supostos terroristas da Al Qaeda morreram em um ataque aéreo lançado por um avião não-tripulado dos Estados Unidos na província de Shebua, no sudeste do Iêmen, informaram neste sábado à Agência Efe fontes locais.
As fontes explicaram que esses extremistas morreram ontem à noite quando foi bombardeado o veículo no qual viajavam pela cidade de Al Huta, 570 quilômetros ao sudeste de Sana.
Este incidente representa o terceiro ataque perpetrado por drones americanos desde que o movimento rebelde xiita dos houthis tomou o poder no país de forma unilateral no último dia 6 de fevereiro, com o objetivo de “preencher o vazio” deixado pelo presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, que renunciou em janeiro.
O último destes ataques aconteceu em 2 de fevereiro, quando três supostos extremistas da Al Qaeda morreram na província de Al Bayda no centro do país, enquanto o primeiro ocorreu dois dias antes em Shebua e causou a morte de Hariz al Nazari, um destacado dirigente do grupo terrorista no Iêmen.
No último dia 10 de fevereiro, o Pentágono assegurou que continuaria suas operações antiterroristas no Iêmen “unilateralmente”, apesar da queda do governo aliado de Washington de Hadi e da tomada do poder por parte dos houthis, próximos ao Irã.
Em um clima de crescente instabilidade, os houthis tomaram o controle nos últimos meses de sete províncias do país, incluída a capital, e atualmente se viram imersos em choques contra grupos tribais sunitas e milicianos da Al Qaeda. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.