Ataque com faca em hospital deixa sete mortos na China
Pequim, 20 nov (EFE).- Pelo menos sete pessoas – seis enfermeiras e um agente de segurança – morreram nesta quinta-feira depois que foram apunhaladas em um hospital no norte da China, em um novo episódio de violência em um centro de saúde no país asiático.
Segundo a agência oficial “Xinhua”, o incidente aconteceu quando as enfermeiras e um guarda de segurança se encontravam no dormitório de funcionários do hospital, que fica na cidade litorânea de Beidaihe.
Além dos sete mortos, outra enfermeira ficou gravemente ferida, segundo a agência, que acrescentou que um suspeito já foi detido.
No ano passado, pelo menos 11 incidentes graves foram registradas em centros de saúde da China, nos quais morreram sete médicos e 28 pessoas ficaram feridas.
O motivo da maioria desses ataques costuma ser a insatisfação da população pelos serviços prestados e também por desacordos sobre o pagamento dos mesmos, já que a maioria dos chineses não dispõe de plano de saúde e tem que pagar por suas despesas de saúde, que costumam ser muito altas no caso de doenças graves.
Os próprios médicos também reconhecem que os incidentes têm relação com a falta de confiança da sociedade chinesa no sistema de saúde do país.
O governo chinês vem tentando responder a esse problema com a aprovação de novas leis que endurecem as penas para ataques contra profissionais de saúde. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.