Ataque com granada a bar no Burundi deixa 5 mortos
Nairóbi, 22 jun (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um ataque com granada a um bar da província de Ngozi, no norte do Burundi, informou nesta segunda-feira o site do jornal “Iwacu”.
O ataque aconteceu no fim da tarde de ontem, quando um grupo de homens lançou o artefato na direção do estabelecimento, que fica na entrada da cidade de Burengo.
“Muitos feridos estão em estado crítico”, afirmou o governador Claude Nahayo.
Durante a retirada das vítimas, um policial agrediu uma enfermeira, que se queixava dos hospitais superlotados.
O Burundi está imerso em uma crise política desde abril, quando o governante Conselho Nacional para a Defesa da Democracia (CNDD-FDD) anunciou que o presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, optou por um terceiro mandato, apesar de a Constituição limitar a permanência neste cargo a dois períodos de cinco anos.
Este desafio à Constituição provocou uma onda de manifestações que causaram dezenas de mortes, assim como uma tentativa de golpe de Estado protagonizado por um setor do exército, em 13 de maio. Por conta dos protestos, o governo decidiu adiar até o próximo dia 15 as eleições presidenciais, previstas para 26 de junho.
Várias organizações internacionais, entre elas a União Africana e a Comunidade da África Oriental, pediram insistentemente a suspensão do pleito até que o país recupere a estabilidade.
Nos últimos meses, cerca de 100 mil pessoas fugiram do Burundi por medo de repressão política e buscaram refúgio em Ruanda, Tanzânia e República Democrática do Congo, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.