Ataque contra colégio no Paquistão mata 141 pessoas

  • Por EFE
  • 16/12/2014 09h57
EFE/Arshad Arbab Estudante ferido por ataque do Talibã em hospital de Peshawar

Pelo menos 141 pessoas morreram, a maioria crianças, e mais de 100 ficaram feridas em um ataque contra um colégio administrado pelo exército na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, informou um porta-voz do governo provincial. A maioria é composta de crianças. 132 vítimas fatais são crianças e nove, funcionárias da escola. Os números foram atualizados após informações de redes internacionais de notícias, como a CNN.

O ataque começou quando 10 insurgentes vestidos com uniformes do exército entraram na escola, abriram fogo e lançaram granadas contra alunos e professores, disse o porta-voz da polícia de Peshawar, Seid Wali.

O diretor-geral do Escritório de Relações Públicas do Exército (ISPR), Asim Bajwal, disse em sua conta no Twitter que até o momento “cinco terroristas” foram mortos na operação de resgate e que apenas um bloco do edifício escolar ainda precisa ser vistoriado.

Apesar da maioria dos estudantes e dos professores terem sido evacuados do colégio, o policial Imtiaz Ahmed Bacha disse à Agência Efe que algumas crianças ainda estão sob poder dos talibãs.

O principal grupo talibã paquistanês, Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), reivindicou a autoria do ataque: “para o exército nossas famílias são objetivos” das operações militares lançadas contra os insurgentes nas zonas tribais de Waziristão do Norte e Khyber, justificou a organização.

O exército paquistanês efetua uma campanha desde junho contra enclaves insurgentes nas regiões de Waziristão e Kyhber, com contínuos bombardeios e operações terrestres que, de acordo com fontes oficiais, causaram mais de mil mortos.

O ataque de hoje é um dos piores dos últimos anos no país asiático. No início de novembro um atentado deixou 57 mortos e 112 feridos em um posto fronteiriço.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.