Ataque contra mesquita na Arábia Saudita deixa 13 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2015 11h19
  • BlueSky

(atualiza número de mortos).

Riad, 6 ago (EFE).- O atentado suicida contra uma mesquita vinculada à polícia deixou 13 mortos na cidade de Abha, capital da província de Asir, no sudoeste da Arábia Saudita, confirmou nesta quinta-feira o Ministério do Interior.

Segundo um porta-voz citado pela agência oficial “SPA”, a explosão matou dez de segurança e três trabalhadores.

O atentado aconteceu durante a reza do meio-dia e deixou ainda nove feridos, três deles em estado grave.

As primeiras informações sobre o ataque, da televisão estatal “al-Ikhbariya”, indicaram que a explosão tinha causado a morte de 17 policiais.

O suicida detonou o cinto de explosivos na mesquita das Forças de Segurança de Emergência de Abha.

Em 22 de maio, um atentado suicida em uma mesquita xiita na população saudita de Al Qadih, na província de Al Qatif, matou 20 e deixou uma centena de feridos.

Este ataque foi reivindicado pelo EI, que em novembro tinha convocado para que os sauditas se rebelassem contra os xiitas na Arábia Saudita, contra a família governante Al-Saud e o exército.

A Arábia Saudita é membro da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, que bombardeia posições do EI na Síria e no Iraque.

O reino foi alvo de vários atentados terroristas a partir de meados da década de 90, o que levou às autoridades a permitir que os Estados Unidos estabelecessem bases militares em seu território.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.