Ataque contra quartel na Caxemira indiana deixa 6 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2014 05h04

Nova Délhi, 29 mar (EFE).- Um ataque contra um quartel militar no conflituoso estado de Jammu e Caxemira, na Índia, matou seis pessoas, entre elas dois civis, informou neste sábado uma fonte oficial.

Três insurgentes vestidos com uniforme do Exército roubaram um veículo no começo da manhã de ontem com o qual tentaram invadir um quartel em Janglote, no distrito de Kathua, na divisão de Jammu, disse ao jornal “Times of India” o porta-voz militar Rajesh Kumar.

O enfrentamento entre os insurgentes e as forças de segurança durou 14 horas e resultou na morte do motorista do veículo, de um dos passageiros, de um soldado e dos três agressores.

A Índia acusou diversas vezes o Paquistão de permitir a infiltração de militantes pró-Paquistão ou separatistas em seu território através da fronteira provisória que divide as duas Caxemiras.

A região da Caxemira, de maioria muçulmana, é o principal ponto de conflito entre Índia e Paquistão desde a partilha do subcontinente e a criação dos dois países em 1947.

Na década de 1990, aconteceu uma rebelião armada contra o controle indiano da Caxemira, uma insurgência que quase desapareceu nos últimos anos, mas que ainda provoca surtos de violência. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.