Ataque contra templo sufista em Cabul deixa pelo menos 5 mortos
Pelo menos cinco pessoas morreram e outras seis ficaram feridas neste sábado em um atentado contra um templo sufista cometido por homens armados em Cabul.
O ataque ocorreu às 18h50 (horário local, 11h20 de Brasília) quando um grupo armado entrou no edifício situado no oeste da capital afegã e começou a disparar contra os fiéis que rezavam nesse momento, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish.
O porta-voz indicou que os criminosos, cujo número não informou, usaram pistolas com silenciadores e escaparam após o ataque.
“Iniciamos uma investigação. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque até agora”, afirmou Danish.
A violência sectária ou contra templos religiosos não é comum no Afeganistão, embora em algumas ocasiões ocorram ataques contra a minoria xiita.
O Afeganistão viu aumentar a violência contra alvos não militares em 2014, com 3.700 civis mortos e cerca de 7.000 feridos, de acordo com dados das Nações Unidas, que ultrapassam amplamente os números de anos precedentes.
A Otan pôs ponto final em 2014 em sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, que foi substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, com cerca de 4.000 soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.
Por sua vez, os Estados Unidos mantêm sua missão “antiterrorista” de combate no Afeganistão com cerca de 11.000 soldados, que devem permanecer no país até 2016, embora Washington esteja repensando os termos e a duração dessa operação.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.