Ataque de Al Shabab ao palácio de governo da Somália termina com 8 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2014 15h55

Mogadíscio, 8 jul (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram nesta terça-feira em um ataque da milícia islamita Al Shabab contra o Palácio Presidencial de Mogadíscio, sede do governo da Somália, informou a polícia.

O ataque começou por volta das 19h locais (11h de Brasília) e foi repelido uma hora e meia depois por tropas da Missão da União Africana na Somália (AMISOM).

Fontes da AMISOM confirmaram que o presidente, Hassan Sheikh Mohammed, e o primeiro-ministro, Abdiweli Sheikh Ahmed, estão a salvo.

Um grupo fortemente armado de Al Shabab se lançou contra o controle de acesso ao complexo governamental, conhecido como Vila Somália, disparando e lançando granadas.

Os terroristas conseguiram entrar e chegaram ao escritório do primeiro-ministro antes de serem expulsos pela AMISOM e tropas do exército somali, que continuaram o enfrentamento nas ruas adjacentes ao complexo.

Este é o segundo ataque contra o Palácio Presidencial neste ano, e ambos foram reivindicados pelo grupo jihadista.

O primeiro ocorreu no último dia 21 de fevereiro, e naquela ocasião morreram pelo menos 11 pessoas (sete terroristas e quatro policiais) após um intenso confronto.

Al Shabab ganhou grande notoriedade internacional em setembro do ano passado, quando assumiu o ataque ao centro comercial Westgate de Nairóbi, que terminou com pelo menos 67 mortos.

Apesar dos avanços conseguidos nos últimos anos no terreno político, a Somália se encontra ainda imersa em um prolongado e complexo conflito armado.

O grupo terrorista, que anunciou em fevereiro de 2012 sua união formal à Al Qaeda, luta supostamente para instaurar um estado islâmico de caráter wahhabista na Somália.

A Somália vive em um estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem governo efetivo e em poder de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de criminosos armados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.