Ataque de cinco dias à base no Afeganistão deixa pelo menos 28 mortos
Cabul, 2 dez (EFE).- Pelo menos 28 pessoas morreram, oito militares e 20 talibãs, e 15 ficaram feridas ao término de um ataque insurgente que durou cinco dias em uma base do exército no sudoeste do Afeganistão, informaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes do oficiais.
Os 15 feridos são membros do Exército Nacional Afegão (ANA, em inglês) da base aérea de Shorab, na província de Helmand, que foi atacada desde quinta-feira até que ontem as Forças de Segurança repeliram os insurgentes, disse o porta-voz do governador provincial, Omar Zwak.
As vítimas entre os atacantes foram retiradas do local pelos talibãs, por isso que se desconhece seu número exato, embora 20 corpos tenham sido abandonados no terreno, assegurou o porta-voz.
Zwak afirmou que vários barracões do perímetro das instalações militares foram destruídos, além de veículos e equipamento do Exército.
“Dos 15 suicidas com bombas que entraram na base, seis detonaram os explosivos nas primeiras horas do ataque e o resto foi morto pelas Forças de Segurança”, acrescentou.
O porta-voz adjunta do Ministério da Defesa, o general Dawlat Waziri, confirmou que os insurgentes conseguiram entrar nas instalações e dois barracões foram incendiados.
Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque e seu porta-voz, Yousef Ahmadi, manifestou no Twitter que eles também conseguiram destruir aviões.
A base, conhecida como Campo Bastión pelas tropas internacionais, foi construída pelos britânicos e utilizada desde 2005 pela missão da Otan (Isaf) até sua transferência em outubro ao Exército afegão.
O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais violentos depois que no ano passado, as forças afegãs se tornaram responsáveis pela segurança após a retirada paulatina da missão da Otan, a Isaf, que terminará em 31 de dezembro de 2014.
No entanto, os Estados Unidos prevêem manter cerca de 9,8 mil soldados até 2024 e a Otan entre três mil e quatro mil militares com um novo papel a partir de 2015 de assessoria de tropas locais, frente aos cerca de 130 mil que havia em 2012. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.