Ataque de drone americano mata pelo menos 12 talibãs no leste do Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 11/12/2014 17h10

Cabul, 11 dez (EFE).- Um bombardeio realizado por um drone dos Estados Unidos matou pelo menos 12 talibãs, entre eles um comandante, e deixou outros dois feridos na província de Paktika, no leste do Afeganistão.

Os insurgentes, três deles estrangeiros, viajavam em dois veículos pelo distrito de Nika, na noite de ontem, quando foram atacados pelo avião não tripulado americano, informou à Agência Efe o porta-voz do governo de Paktika, Mukhlis Afghan.

A ofensiva ocorreu quando os radicais tentavam transferir a outro distrito um de seus comandantes, conhecido como Habibullah, disse Afghan.

Cinco adolescentes morreram ontem em outro bombardeio da Otan na província de Parwan, próxima à fronteira com o Paquistão, segundo uma fonte policial. As tropas internacionais não confirmam a operação.

Os ataques das forças internacionais despertam muita controvérsia no país, especialmente por causa das mortes de civis.

A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional denunciou recentemente a quase total ausência de processos judiciais e de busca por responsáveis entre soldados da Otan envolvidos na morte de milhares de civis no Afeganistão.

O país asiático atravessa um de seus períodos mais violentos desde a invasão dos Estados Unidos em 2001, que resultou na queda do regime talibã.

Apesar da retirada dos soldados da missão da Otaf, a Isaf, termine no final deste mês, os EUA pretendem manter cerca de 10 mil soldados no país até 2024. Já a Aliança Atlântica terá até 4 mil homens em território afegão com novas atribuições a partir de 2015. Eles passarão a assessorar e equipar as tropas locais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.