Ataque de drone americano mata três no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 08/10/2014 02h16
  • BlueSky

Islamabad, 8 out (EFE).- Três supostos insurgentes morreram e cinco ficaram feridos no bombardeio de um drone americano no noroeste do Paquistão, no quarto ataque do tipo em três dias, informaram nesta quarta-feira fontes de segurança.

Após interromper durante meio ano suas atividades no Paquistão, os drones americanos retomaram os bombardeios em meados de junho, quando o Exército paquistanês lançou uma ofensiva contra os jihadistas.

O último ataque aconteceu na terça-feira, na área de Kunar Sar, na região tribal do Waziristão do Norte, quando o avião não tripulado disparou dois mísseis contra um edifício, disseram fontes de inteligência ao jornal local “Dawn”.

Outro ataque efetuado por drone matou sete supostos insurgentes e outros cinco ficaram feridos no mesmo dia na zona de Kund Ghar quando as tropas internacionais lançaram dois mísseis contra uma residência e um automóvel.

Nessa área, cinco supostos talibãs morreram na noite de domingo em um bombardeio de aviões não tripulados, enquanto outros oito supostos insurgentes morreram na segunda-feira na área de Angotri, na região do Waziristão do Sul.

Após chegar ao pico da atividade em 2010, os drones americanos efetuaram cerca de 30 bombardeios no Paquistão no ano passado, nos quais cerca de 150 pessoas perderam a vida.

Segundo a ONG americana New América Foundation, os ataques com drones no Paquistão causaram entre duas mil e 3.500 mortes desde 2004, sendo 10% civis.

Os bombardeios com drones também aumentaram no Afeganistão, com pelo menos dois ataques em setembro e cinco em agosto, que causaram a morte de aproximadamente 60 pessoas, de acordo com as autoridades afegãs.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.