Ataque de militar afegão mata um general da Otan e deixa 13 soldados feridos
(Acrescenta cargo e outros detalhes)
Cabul, 5 ago (EFE).- O ataque de um soldado afegão contra tropas nacionais e internacionais em Cabul terminou com um general americano da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) morto e 13 soldados das forças internacionais feridos, informaram fontes oficiais.
Entre os membros da missão da Otan no Afeganistão (Isaf) atingidos por disparos em uma Academia de Oficiais do Exército Nacional Afegão há sete americanos, cinco britânicos e um alemão, disseram fontes oficiais não identificadas ao canal de televisão local “Tolo”.
Outras fontes oficiais citadas a partir de Washington garantiram que, pelo menos, 12 feridos são americanos. Além disso, três membros das forças militares afegãs também se feriram no tiroteio.
O Ministério da Defesa afegão afirmou em comunicado que o homem que realizou o ataque foi morto e, embora tenha acrescentado que havia “feridos”, não forneceu detalhes. A Isaf também confirmou uma morte entre as tropas internacionais.
Estas ações são conhecidas em jargão militar como ataques “green on blue” (verde contra azul), em alusão a cor dos uniformes das respectivas forças. Trata-se do segundo ataque deste tipo neste ano, após dois soldados da missão da Isaf terem sido mortos por desconhecidos que vestiam o uniforme das forças de segurança do Afeganistão em fevereiro.
Em 2012, mais de 50 ataques foram registrados, embora a quantidade tenha diminuído em 2013, já que as tropas estrangeiras desempenham cada vez mais um papel secundário no Afeganistão.
O conflito no país está em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão americana que propiciou a queda do regime fundamentalista talibã no final de 2001. A missão da Otan terminará no final deste ano, mas os Estados Unidos manterão efetivos no país até completar a saída total no final de 2016. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.