Ataque de rebeldes ugandenses no norte da RDC mata 22 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 18/10/2014 13h00

Kinshasa, 18 out (EFE).- Pelo menos 22 pessoas morreram em um ataque de rebeldes ugandenses da Frente Democrática Aliada (ADF) na cidade de Beni, no norte da República Democrática do Congo (RDC), onde há dois dias outras 27 pessoas morreram em outro ataque semelhante, informou neste sábado o governador da província de Kivu do Norte, à qual pertence Beni.

Ele explicou que o ataque aconteceu ontem à noite após o enterro das 27 pessoas que morreram na quarta-feira em outro ataque.

“Também destruíram várias casas antes de cometer saques”, disse o governador, que denunciou que os rebeldes atacaram civis.

Este ataque está inserido na onda de violência do último mês em Beni, onde os moradores acusam os rebeldes do ADF de atacarem várias aldeias, matando mais de 80 pessoas e obrigando ao deslocamento mais de 100 mil.

Uma delegação da Assembleia Nacional irá até Beni nas próximas horas para avaliar a situação diante deste recente aumento dos ataques.

O ADF iniciou sua campanha de violência em 1996 no distrito de Kasese, no oeste de Uganda, e expandiu para várias áreas próximas à fronteira com a RDC.

O grupo é uma das organizações armadas que continuam a atuar na RDC após o desarmamento, em novembro, do grupo rebelde M23, que chegou a controlar boa parte da região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.