Ataque de separatistas pró-Rússia mata mulher e criança no leste da Ucrânia
Kiev, 18 jul (EFE).- Ao menos dois civis, uma mulher e uma criança, morreram neste sábado em um ataque de rebeldes pró-Rússia com morteiros contra a cidade de Avdeyevka, no leste da Ucrânia, denunciaram as autoridades do país.
“O impacto direto de uma bomba em um apartamento causou duas mortes: uma mulher nascida em 1942 e seu neto de dez anos”, escreveu no Facebook o chefe do Departamento do Ministério do Interior da Ucrânia para a região de Donetsk, Vlacheslav Abroskin.
O representante do governo ucraniano acrescentou que não foi possível constatar se o ataque dos separatistas pró-Rússia deixou mais vítimas porque os bombardeios, iniciados às 4h locais (23h de quinta-feira em Brasília), ainda não foram interrompidos.
Avdeyevka está a cerca de 6 quilômetros ao norte de Donetsk, principal reduto dos rebeldes;
Segundo o comando das forças ucranianas enviadas à região do conflito, entre às 18h locais de ontem e a meia-noite, as milícias pró-russas lançaram 60 ataques contra posições das tropas governamentais, mais de 20 deles com armamento pesado.
Por outro lado, os rebeldes acusaram o Exército ucraniano de ter atacado com fogo de artilharia os arredores do aeroporto de Donetsk durante a madrugada, sem informar sobre vítimas.
Apesar do acordo assinado em Minsk em fevereiro deste ano, os separatistas e os militares ucranianos trocam acusações diárias sobre violações ao cessar-fogo declarado na zona do conflito e o uso de armamento pesado, proibido pelo acordo.
Segundo os últimos dados da ONU, mais de 6,5 mil pessoas, entre combatentes e civis, perderam a vida no leste da Ucrânia em 15 meses de conflito armado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.