Ataque deixa 14 membros das forças afegãs e 23 insurgentes mortos

  • Por Agencia EFE
  • 13/10/2014 14h37

Nova Délhi, 13 out (EFE).- Pelo menos 14 membros das forças afegãs, entre policiais e soldados, morreram em um ataque talibã contra um comboio militar no Afeganistão, que também deixou 23 insurgentes mortos, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial à Agência Efe.

Na emboscada, que aconteceu ontem de manhã na província de Sari Pul, no norte do país, e se prolongou em um enfrentamento que durou 12 horas, outros 17 membros de segurança ficaram feridos, disse o governador provincial, Abdul Jabar Haqbeen.

Os insurgentes atacaram o comboio em uma região montanhosa entre os distritos de Dara Laghman e Kohistanat. Os veículos tinham partido do distrito de Kohistanat e se dirigiam à cidade de Sari Pul.

Haqbeen afirmou que os soldados conseguiram prender nove insurgentes. Eles reivindicaram o ataque em seu site, e afirmaram que as forças afegãs sofreram “várias perdas” na emboscada.

Esses baixas engrossam a longa lista de membros das equipes de segurança que morreram no conflito, número que só tem aumentado desde a retirada gradual das tropas internacionais, iniciada em 2011.

As forças da Otan também começaram a transferir por fases as competências da segurança ao exército e à polícia afegãos.

A força aliada Isaf concluirá sua missão no país asiático no final deste ano, mas os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9.800 soldados em solo afegão até completar sua saída total, prevista para o final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.