Ataque do Boko Haram contra povoados do leste de Níger deixa 40 mortos
Niamey, 18 jun (EFE).- Cerca de 40 pessoas morreram durante um ataque do grupo terrorista Boko Haram perpetrado na noite de quarta-feira contra povoações civis em Diffa, no sudeste de Níger, apontaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes locais.
Os atacantes incendiaram vários imóveis de duas povoações pertencentes à comuna de Gueskerou (45 quilômetros ao sudeste da capital regional, Diffa), durante a noite e quando quase toda a população dormia, disse o vice-prefeito de Gueskerou.
Nenhuma fonte oficial no Níger falou sobre ainda ao ataque.
O vice-prefeito disse que os atacantes, chegados da vizinha Nigéria (onde Boko Haram se tornou forte), fugiram após matar cerca de 40 pessoas, e possivelmente se refugiaram em seu país.
Quando a polícia chegou ao local, já era tarde, embora tenham iniciado uma operação de busca dos autores.
Apesar de queimar imóveis e assassinar moradores, os atacantes não sequestraram ninguém e nem roubaram móveis e utensílios, por isso que tudo indica que se trata de uma operação de represália contra o Níger por sua decidida política de combate contra o grupo jihadista.
Não é a primeira vez que o Boko Haram entra no sul de Níger: em 25 de abril, um grupo de homens chegaram em lanchas e atacaram a ilha nigerina de Karamga, no Lago Chade, onde causaram a morte a 46 pessoas, além de 32 desaparecidos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.