Ataque do Boko Haram em aldeias do nordeste da Nigéria deixa 7 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 17h39

Lagos, 5 ago (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram na noite de segunda-feira em um ataque realizado pelo grupo jihadista Boko Haram em várias aldeias de Konduga, perto da capital do estado de Borno, Maiduguri, no nordeste da Nigéria, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

Os corpos das vítimas foram encontrados ontem por membros da milícia local de autodefesa na terça-feira, mas a notícia do atentado só foi divulgada hoje porque a região é de difícil acesso e não possui um bom sistema de telecomunicação.

“O número de mortos foi mínimo porque as pessoas fugiram de suas casas quando ouviram que uma das aldeias tinha sido atacada”, disse um jovem da região que participou dos trabalhos de resgate dos corpos ao jornal nigeriano “ThisDay”.

Por outro lado, um soldado de Konduga, onde o Exército nigeriano mantém uma base militar, disse ao mesmo jornal que a dificuldade de acesso às aldeias dificultou uma resposta rápida das tropas.

O Boko Haram intensificou os ataques contra a população civil nas últimas semanas, provocando centenas de mortes tanto no nordeste da Nigéria como em países vizinhos da região do Lago Chade.

Até agora, o grupo extremista aproveitou o atraso do início das operações da força de 8.700 soldados criada pelos países da região. A tropa deveria começar a atuar no dia 30 de julho, após meses de adiamentos e negociações, mas os prazos estabelecidos acabaram não sendo cumpridos mais uma vez.

O Boko Haram já matou mais de 2 mil pessoas em 2015, colocando em xeque o governo do recém-eleito presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, que prometeu transformar a luta contra os radicais islâmicos na principal prioridade do novo governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.