Ataque do EI contra posições curdas em Kobani deixam pelo menos 28 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 29/12/2014 11h49

Beirute, 29 dez (EFE).- Pelo menos 28 pessoas morreram nas últimas horas em um ataque do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) contra posições das forças curdas no leste do enclave curdo sírio de Kobani, fronteiriço com a Turquia, informaram nesta segunda-feira ativistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos precisou que pelo menos 18 combatentes extremistas perderam a vida no ataque nas imediações de uma biblioteca nessa população.

Sete deles eram suicidas que explodiram cinturões que levavam junto a seus corpos.

Os 10 mortos curdos eram membros das Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo sírias, que morreram nos choques que se desencadearam depois das explosões.

Desde o interior de Kobani, o ativista Mustafa Bali disse à Agência Efe por telefone que o EI iniciou o ataque no bairro de Kane Kordan, no leste de Kobani, ao meio-dia de ontem e que se prolongou até as 03h local (22h em Brasília) de hoje.

Bali confirmou que os jihadistas cometeram sete atentados suicidas nesse distrito contra posições dos curdos e acrescentou que houve várias baixas nas fileiras curdas.

Desde 16 de setembro, Kobani, situada ao norte da província setentrional síria de Aleppo, é alvo de uma ofensiva dos extremistas.

Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria junto a Afrin, também em Aleppo, e Al Jazeera, na província nordeste de Al Hasaka. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.